PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 22440 > RESGATE EM COMBATE INTERAçãO ENTRE AS FORçAS ARMADAS MARCA EXERCíCIO DE RESGATE EM COMBATE DA FAB

RESGATE EM COMBATE

Interação entre as Forças Armadas marca exercício de resgate em combate da FAB

Publicado: 2015-07-02 15:00:10
Objetivo é promover a troca de experiência entre os participantes

  Militares da Marinha e do Exército acompanham o Exercício Operacional de Busca e Salvamento em Combate (CSAR), realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB). O Objetivo é promover a troca de experiência entre os participantes. O evento vai até domingo (05/07) e acontece na Base Aérea de Campo Grande.

É a primeira vez que o Capitão Gabriel Braga Alvarenga tem a oportunidade de acompanhar um voo a bordo de uma aeronave da FAB. O militar é piloto do Terceiro Batalhão de Aviação do Exército (3º BAVEX) e participou de uma missão CSAR durante a noite de quarta-feira (01/07), realizada com o auxílio dos óculos de visão noturna (NVG, do inglês Night Vision Goggle).

"Eu acho muito bom esse contato, podemos trocar experiências. Posso aprender como a Força Aérea planeja uma missão com NVG. Nas próximas reuniões do Batalhão, vou fazer referência a esse voo para explicar como esse tipo de missão ocorre na FAB", explica o capitão. O piloto acompanhou uma missão a bordo do helicóptero H-36 Caracal, do Esquadrão Falcão (1º/8º GAV), que atua na região amazônica, sediado em Belém no Pará.

  O coordenador do Exercício Operacional CSAR, Major André José Fernandes Martins, explica que a interação possibilita que os militares conheçam a atuação da FAB nesse tipo de missão. “A presença da Marinha e Exército no exercício CSAR promove a troca de experiência entre as três Forças, além de favorecer a interoperabilidade e a ação durante as operações conjuntas”, afirma.

Os militares da Marinha e Exército também estiveram presentes no Seminário sobre Busca e Salvamento e Busca e Salvamento em Combate realizado pelo Ministério da Defesa e coordenado pela FAB, no último final de semana (27 e 28/06).